Capital: Helsínquia
Área: 338 440 km²
Fauna
Rena
Espectativa de vida: 12 a 16 anos
Nome científico: Rangífer tarandus
Altura:85-150cm
Descrição: Rena ou caribu é um cervídeo de grande porte que habita a tundra e florestas boreais da Groenlândia, Escandinávia, Rússia, Alasca, Finlândia e Canadá. Se divide em dois ecótipos (a da tundra e a da floresta); a primeira anualmente migra cerca de cinco mil quilômetros entre a tundra e floresta em grandes manadas de mais de meio milhão de animais, enquanto a segunda é bem menos numerosa. Na Europa, foi domesticada.
Alce
Espectativa de vida: 15 -25 anos
Nome científico: Alces Alces
Altura: 1,4 - 2 m
Descrição: O alce (nome científico: Alces alces) é um cervídeo, o maior dos cervos, podendo atingir mais de 2 metros de altura ao nível das escápulas e pesar mais de 450kg sendo que os idosos podem ultrapassar aos 500kg (no caso dos machos; as fêmeas são menores). Distingue-se dos restantes membros da família pelo tipo particular de galhadas: geralmente presentes apenas nos machos, têm secção cilíndrica e formato de taça e podem atingir 1,60 m de amplitude. O alce é um animal típico das regiões circumpolares. Na Europa, ocorre essencialmente na Finlândia, na Suécia e na Noruega.
Flora
Álamo
Nome científico: Populus
Classificação superior: Salicaceae
Classificação: Plantae
Classe: Magnoliopsida
Espécie: Populus alba
Família: Salicaceae
Trata-se de espécies características das florestas boreais, mas também são encontradas em regiões mais temperadas, geralmente ao longo de rios ou em áreas pantanosas. As folhas são alternas e caducas e, nalgumas espécies, tornam-se amarelas antes de caírem. São espécies dioicas: as flores masculinas e femininas nascem em indivíduos separados.
Pinheiro
Nome científico: Pinus
Classificação superior: Pinaceae
Classificação: Pinopsida
Classe: Coniferopsida
Espécie: Pinus sylvestris
Família: Pinaceae
Os pinheiros são plantas perenes e também produzem resinosos. A casca da maioria dos pinheiros é grossa e escamosa. Os brotos são produzidos em inflorescências regulares, que de fato são uma espiral muito apertada aparentando um anel de brotos que surgem do mesmo ponto.