Escola Profissional de Alte - Escola Profissional de Alte

No corrente ano letivo 2015-16, para melhorar o rendimento das culturas de primavera/verão que brevemente serão instaladas na horta pedagógica, em substituição da aplicação do tradicional estrume curtido de animais, que é escasso e caro, solicitámos à ALGAR a cedência a título gratuito do composto orgânico designado de NUTRIVERDE. À ALGAR e aos seus técnicos que amavelmente nos atenderam e acederam às solicitações da (EPA) endereçamos os nossos melhores e públicos agradecimentos.

A Escola Profissional de Alte, CIPRL, (EPA) através da sua titulada Escola Profissional Cândido Guerreiro (EPCG), presta serviços na área da educação e formação profissional, designadamente ao nível dos cursos profissionais e vocacionais de nível secundário com qualificação profissional de nível IV e cursos vocacionais básicos.
Os cursos vocacionais são regulados pela Portaria n.º 341/2015 de 9 de outubro de 2015.
Na (EPCG) os cursos vocacionais desenvolvem-se num período de um ou dois anos letivos e com base num projeto pedagógico designado de “Produzir, Transformar e Vender”, consubstanciado na intenção de levar os jovens a conhecer, experimentar e a despertar vocações nas áreas da agricultura, transformação e controlo alimentar, e do comércio. O trabalho desenvolvido em cada área é realizado numa lógica de produção/transformação/comercialização. A componente vocacional destes cursos pressupõe ainda a realização de práticas simuladas, preferencialmente em empresas que desenvolvam as atividades vocacionais ministradas.
Durante o curso são desenvolvidas atividades, em articulação com o projeto educativo da escola, que visam a assimilação de regras de trabalho em equipa, o espírito de iniciativa e o sentido de responsabilidade dos alunos, levando os jovens a adquirir conhecimentos e a desenvolver capacidades e práticas que lhes facilitem futuramente a sua integração no mundo do trabalho.
Para o despertar das vocações dos jovens no âmbito da agricultura as práticas simuladas em contexto de trabalho são desenvolvidas primeiramente na horta pedagógica, criada para esse efeito, posteriormente desenvolvem-nas preferencialmente em empresas.

Para mais informações acerca do produto, NUTRIVERDE, pode consultar a página: http://www.nutriverde.pt/pt/